Historia do Agrupamento

O Patrono

O Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral situa-se no Concelho de Sobral de Monte Agraço, tendo a sua sede na freguesia homónima.

O patrono escolhido para o Agrupamento e que lhe dá o nome – Joaquim Inácio da Cruz, nascido em Lisboa a 14 de setembro de 1725, 1.º Senhor do Morgado de Sobral de Monte Agraço, foi um empresário português, de família que se enobreceu no século XVIII. Filho de João Francisco da Cruz e de Joana Maria de Sousa e irmão de António José da Cruz, José Francisco da Cruz Alagoa e Anselmo da Cruz Sobral. 

Foi um fidalgo da Casa Real de D. José I, membro do Conselho da Fazenda e Tesoureiro do Real Erário, a quem o Rei, por Carta de 18 de Abril de1771, fez mercê do Senhorio Honorífico da Vila de Sobral de Monte Agraço; assim, Joaquim Inácio, havendo já comprado o Reguengo da dita Vila, em que estabeleceu um Morgado de 25.000 cruzados, do qual foi o 1.º Senhor, e que lhe foi confirmado para nomear os descendentes legítimos por Carta de 19 de Dezembro de 1776, acrescentou ao seu nome o apelido de Sobral com obrigação do mesmo apelido e Armas dadas à família, e responsabilizou-se por construir todas as estruturas que a Vila do Sobral de Monte Agraço não possuía ao tempo. 

Foi igualmente Alcaide -Mor de Freixo de Numão por Carta de 20 de fevereiro de 1773, e a quem o mesmo Príncipe, pelos serviços prestados, concedeu Carta de Brasão de Armas, de Mercê Nova, a 7 de dezembro de 1776: cortado, o primeiro de azul, com cinco estrelas de seis pontas de ouro, postas em cruz; o segundo de prata, ondado de azul; bordadura de todo o escudo de vermelho, carregada da legenda Nomen honorque meis em letras de ouro; timbre: um galgo de prata, coleirado de vermelho, com uma chave de ouro na boca. 

Morreu sem geração e passou a Casa a seu irmão Anselmo José da Cruz, 2º senhor do Sobral. 

Morreu sem geração e passou a Casa a seu irmão Anselmo José da Cruz, 2º senhor do Sobral.

O Logótipo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

A Escola

O Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral é uma unidade de gestão de tipologia vertical, homologado em 23 de Junho, de 2008, que reúne a totalidade dos estabelecimentos de ensino do concelho, abarcando todos os níveis de escolaridade, desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário, abarcando igualmente a Intervenção Precoce.

Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Escola- Sede),
foi construída em 1991, para substituir a anterior, que estava implantada no espaço onde se construiu depois a EBSMASQ. 

Já mudou de tipologia duas vezes e dispõe de trinta e seis salas de aula, Sala de Professores, Sala de Convívio de Alunos, Secretaria,
Reprografia, Biblioteca, duas salas de Biologia, Sala de Música, duas salas de Educação Visual, duas salas de Educação Tecnológica, Laboratório de Física, de Química, Sala de Unidade de Ensino Estruturado, Sala de
Atividades de Vida Diária-AVD, Gabinete de Educação Especial e de Intervenção Precoce, Gabinete de Psicologia e Orientação, Campo de Jogos, Refeitório/Sala de Refeições

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo