Notícias do Agrupamento 2022/2023

Programa de Assistentes de Francês

No âmbito do Programa de mobilidade da France Éducation International (FEI), implementado em Portugal desde 1974, em regime de reciprocidade com o Programa de Assistentes de Português em França, que se desenvolve em parceria com a DGE, a DGEstE, a Secretaria-Geral da Educação e Ciência & FEI, o IFP e a Associação Portuguesa dos Professores de Francês, a Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral, acolhe, pela primeira vez, uma Assistente de Francês. Chama-se Méva Armaing e é natural da Ilha da Réunion.

Este projeto, destinado aos alunos do 3.º ciclo, decorrerá até ao próximo mês de maio e tem os seguintes objetivos:

· sensibilizar os alunos portugueses para o conhecimento da língua francesa e das culturas francófonas;

· contribuir para a melhoria das competências linguísticas dos alunos em Francês, particularmente ao nível da oralidade;

· apoiar os docentes de Francês dentro e fora do espaço da sala de aula, desenvolvendo atividades comunicativas;

· criar e dinamizar um Clube de Francês, desenvolvendo atividades lúdicas e culturais diversificadas.

Este Projeto será uma mais valia no processo de enriquecimento linguístico e cultural dos nossos alunos.

Promovendo Aspirações Educacionais

No dia 10 de novembro, o Agrupamento, em articulação com a Universidade Nova de Lisboa, aplicou o Projeto “Promovendo Aspirações Educacionais- Uma Avaliação Experimental”, em todas a turmas do 9º ano de escolaridade, alertando para a importância da formação académica/pessoal na procura de mais e melhores condições de empregabilidade.

Agradecimento

“Como forma de agradecimento por décadas de dedicação ao Ensino no nosso Agrupamento, a Direção organizou, no dia 28 de outubro, um jantar/convívio comemorativo da recente reforma dos estimados colegas professores Francisco Dias Lubélia Miranda. Especiais e irrepetíveis foram os momentos vividos. “

Dia do Diploma

04 de novembro - 20h30

Aluna do AEJICS no Campeonato do Mundo

É com enorme orgulho que o Agrupamento informa que, nos meses de outubro e novembro, a aluna Alíria da Conceição, turma C do 9º Ano, irá participar, uma vez mais, no Campeonato de Mundo, Sub 16 e Campeonato da Juventude de JIU-JITSU, classe 48 kg, em Abu Dhabi- Emirados Árabes Unidos.

O Agrupamento, em especial a “Família” Ubuntu, acompanhará, à distância e com entusiasmo, todas as suas competições e deseja que o seu carácter, exemplo e determinação a elevem cada vez mais.

Que o Céu seja o limite!

Exposição: Peixes Nativos

 No átrio da Escola Sede do Agrupamento, está patente uma Exposição sobre o Projeto ” Peixes Nativos” desenvolvido pelas Águas do Tejo Atlântico e pelo ISPA (Instituto de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), integrada no Programa de educação ambiental da Autarquia, para celebração do Dia Nacional da Água.
     Esta exposição permite-nos compreender o contributo do Projeto ” Peixes Nativos” para a preservação dos ecossistemas fluviais e da sua biodiversidade e dá-nos a conhecer a ictiofauna nativa dos rios da região Oeste.
     Com efeito, na região Oeste, existem espécies de nativas (ou autóctones) de peixes de água doce muito especiais, que não existem em nenhum outro local do Planeta, para além de Portugal e Espanha (espécies endémicas) e que por vários fatores (poluição, proliferação de espécies exóticas, escassez de água, destruição de habitats, pesca, entre outros), encontram-se em perigo de extinção, como são os casos do Escalo-do-sul, Boga Portuguesa e Ruivaco do Oeste. Por curiosidade, esta última espécie existe apenas em três rios da região Oeste (Sizandro, Alcabrichel e Safarujo).

Visita ao AEJICS- Obras

Os presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara do Sobral de Monte Agraço, Dr. Júlio Lourenço Rodrigues e Eng.º José Alberto Quintino, respetivamente acompanhados pelos deputados e vereação municipal, realizaram uma visita as obras de ampliação das salas de aula da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral, Escola Básica EB1 e Escola Básica de Pero Negro, cujo investimento foi promovido pela Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, enquadrado em candidaturas no âmbito do Programa Operacional Regional Centro 2020.  

A Direção promoveu também uma visita as instalações não intervencionadas da Escola Sede, assinalando as ineficiências e lacunas do património edificado, assim como a necessidade de Câmara Municipal, promover algumas intervenções pontuais que venham a possibilitar uma melhoria significativa das condições de trabalho para discentes e docentes, nomeadamente na Biblioteca, salas de apoio e salas frequentadas pelas turmas digitais. 

 A visita continuou durante a manhã na Escola EB1 e Escola Básica do Pero Negro, onde foram esclarecidas dúvidas sobre as intervenções a decorrer e adaptações à vida escolar durante o decorrer das obras na Escola EB1.  

É com muito apreço e registo que, toda a comunidade educativa agradece a todos os que nos visitaram, esperando assim estarmos todos a contribuir para uma escola melhor e mais inclusiva.   

Em reconhecimento da honra e do mérito

170 alunos do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral receberam, no passado dia 4 de novembro, os seus Diplomas de Quadro de Honra e de Mérito (2021/2022) numa cerimónia que decorreu pelas 20.30h no Pavilhão Multisserviços António Lopes Bogalho, gentilmente cedido para o efeito pela Autarquia.

Casa cheia (alunos, familiares, Diretores de Turma/professores, assistentes operacionais, representantes de entidades externas) para acompanhar estas crianças e jovens nesta ocasião que certamente constituirá mais um marco nas suas vidas, tanto mais significativo quanto mais esforço, dedicação, disciplina e empenho nos exigiu a todos em mais um ano letivo atípico, pautado por procedimentos de prevenção e segurança contra o vírus que continua a ameaçar a nossa segurança e saúde.

Através da instituição dos Quadros de Honra e de Mérito, reconhece-se a dedicação e esforço dos alunos que se destacaram quer pelo seu aproveitamento, quer pelas suas atitudes, quer ainda por ações meritórias desenvolvidas. Não visam somente premiar bons resultados, mas antes estimular o gosto pelo conhecimento e a vontade de se superarem e a promoção de valores como a solidariedade, o espírito de liderança, a cooperação/colaboração com os elementos da comunidade em que estão inseridos, dentro do Agrupamento ou fora dele.

Num breve discurso inaugural, em que intervieram a Sra. Vereadora da Educação, Dra. Carla Alves, e o Sr. Diretor do Agrupamento, Dr. Jorge Nunes, este último destacou ainda os 30 alunos que, dos 85 matriculados no 12º ano, obtiveram lugar no Quadro de Honra (35%). Acrescentou, em prol do trabalho desenvolvido neste Agrupamento e do sucesso daí resultante, que dos 64 alunos que se candidataram ao Ensino Superior Público, apenas 9 não foram colocados (alguns destes alunos externos), o que cumpriu uma taxa de ingresso no Ensino Superior público de 86%.

Foram ainda entregues os Diplomas de Mérito Desportivo aos alunos que se destacaram pelo seu desempenho em representação de todas as escolas do Oeste em provas regionais e nacionais do Desporto Escolar, o Diploma de Mérito que distinguiu o aluno Joel Mota pela sua intervenção cívica em prol da comunidade em ações de voluntariado e ajuda ao próximo, os Diplomas de Mérito aos alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, que se distinguiram pelo apoio ao longo do ano na manutenção do parque informático da escola e na promoção de ações de formação para pais, e os Diplomas de Mérito Académico aos alunos do 12º ano que terminaram a escolaridade obrigatória e se distinguiram por serem os melhores alunos ds seu Curso.

Motivos para nos orgulharmos do trabalho desenvolvido com e pelas nossas crianças e jovens, coadjuvados pelos assistentes operacionais (ou como bem assinalou a Dra. Carla Alves, vereadora da Educação, antes auxiliares educativos), pelas famílias e pelos parceiros que têm colaborado nesta missão, com especial destaque para a Autarquia.

Um agradecimento à equipa organizadora deste evento, da qual fizeram parte as professoras Graça Beirão, Helena Ribeiro e Paula Chambel, e aos alunos dos cursos Profissional de Técnico de Informação e Animação Turística (3º ano) e Profissional de Técnico de Informática de Gestão (3º ano), que colaboraram ativamente na preparação do espaço, na logística e no apoio direto durante a entrega dos diplomas.

A cerimónia foi ainda pontuada por breves momentos de animação: apresentação de duas canções e poemas, dinamizados por professores e alunos que integram o projeto UBUNTU, em curso no nosso Agrupamento, uma outra apresentação poética, por parte da aluna Inês Lopes, e duas exibições de dança, pelo grupo de dança do Desporto Escolar, orientado pela professora Fátima Mira.

Por fim, talvez não menos, uma citação, de Michel de Montaigne, que a apresentadora da cerimónia referiu no final da mesma e que poderá ser um lema para os que aqui tiveram lugar de destaque: “O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos mais sábios e melhores”.

Projeto Contra a Corrupção nas Escolas

Em 2022-23, por iniciativa do CONSELHO DE PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO, pretende-se eleger um referencial orientador que sublinha o papel de quatro valores estruturantes para uma intervenção adequada em sociedade – a integridade, a responsabilidade, a imparcialidade e a transparência.

Neste contexto, propõe-se que os alunos compreendam a sua importância na construção das sociedades e as implicações positivas/negativas da sua presença/ausência nas comunidades em que vivem.

Assim, na nossa Escola, os alunos do Ensino Secundário das turmas 11ºA, 11ºD e 12ºC/D já se encontram a participar neste Projeto.

Pretendemos que outras turmas do 3º Ciclo e Secundário participem neste projeto para:

– uma reflexão sobre os valores do Referencial Orientador deverá ser complementada pelo visionamento e discussão do vídeo As contas da nossa vida, disponível em Vídeo institucional (2019) (tcontas.pt) ;

– as conclusões devem evidenciar a influência daqueles valores no funcionamento das sociedades e identificar os benefícios/malefícios a eles associados;

– cada grupo de alunos encontrará o seu ideal de sociedade e traduzirá as suas propostas em trabalhos (textos, cartazes, multimédia, etc.)

Parlamento dos Jovens

O Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral encontra-se inscrito pelo segundo ano consecutivo no Projeto “Parlamento dos Jovens”, com a participação dos alunos do Ensino Secundário, no âmbito da disciplina de Economia A e Português (10ºA/B e 11ºC), coordenado pela Professora Ana Paula Rodrigues e dinamizado pela Professora Lídia Pinto e José Bentes (Psicólogo).

Projeto “Anticorrupção em Ação”

O Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral confirma a sua adesão à 2.ª edição da RedEscolas AntiCorrupção, com a participação dos alunos do Ensino Secundário, no âmbito das disciplinas de Sociologia, História A e Filosofia (12ºC/D; 11ºA e 11ºD)

EU SOU DIGITAL

Semana da Visão

13 a 21 de outubro

Ubuntu no Desporto Escolar

Dia Europeu do Desporto na Escola

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo