Notícias do Diretor

COMUNICADO N.º 25/2021

Comunidade Educativa,

Na sequência da decisão governativa de interrupção das atividades educativas e letivas desde o dia 22 de janeiro até ao dia 05 de fevereiro de 2021 e da retoma das atividades letivas em regime não presencial, a partir de 8 de fevereiro, verifica-se a necessidade emergente de dotar os nossos alunos de equipamentos informáticos – TIC que viabilizem o ensino à distância.

Não sendo o melhor método de ensino é o possível de implementar na presente conjuntura epidémica.

O Agrupamento está a realizar todos os esforços, em conjunto com as Juntas de Freguesia do concelho e com a Câmara Municipal, no sentido de prover junto dos alunos mais carenciados os equipamentos informáticos – TIC.

O Ministério da Educação, atribuiu ao Agrupamento 36 KITS informáticos, para o Ensino Secundário, para alunos do escalão A e B, tendo este entregue 21, pois os Encarregados de Educação não quiseram receber os restantes 15. Infelizmente não os podemos redistribuir, por questões burocráticas relacionadas com os fundos europeus. Aguardamos instruções do Ministério da Educação para este efeito.

Comparativamente com o primeiro confinamento existe agora um maior número de solicitações de equipamentos informáticos que não nos é, de todo, possível atender pelas mais variadas razões.

O balanço de necessidades de computadores, no Agrupamento resume-se à falta das seguintes unidades, nos diversos níveis de ensino: 1.º Ciclo – 18 unidades; 2.º Ciclo – 109 unidades; 3.º Ciclo – 89 unidades; Secundário – 6 unidades.

Faço assim, um apelo em geral a toda a Comunidade para se mobilizar no sentido de ajudar a suprimir as necessidades dos nossos alunos e em particular às Empresas, Instituições e Associações.

Com a mobilização de todos, enquanto Comunidade, poderemos dar às nossas crianças e jovens mais desfavorecidos, um futuro que lhes permita ser cidadãos promotores de uma nação, mais solidária, competitiva e criadora de maior riqueza.

Contamos com todos.

COMUNICADO N.º26 /2020-2021

Comunidade Educativa,                                                      

Informamos que foi confirmado um novo caso de COVID-19 na Escola Básica da Sapataria, numa turma do 3.º ano, não um surto, que terá provavelmente sido importado num contexto extra agrupamento, tendo sido aplicada a medida de isolamento profilático a esta turma e a três professores. Por ter existido contacto direto três alunos do 3.º Ciclo da Escola Sede do Agrupamento também se encontram em isolamento profilático

O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.

O nosso Agrupamento está, em articulação com a Autoridade de Saúde Local a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.

Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 – 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.

Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, não havendo de momento necessidade de adotar outros cuidados adicionais além da referida monitorização de sintomas.

Para mais informações, pode consultar o site da DGS da COVID-19 (www.covid19.min-saude.pt).                                                                                 

Sobral de Monte Agraço, 11 de junho de 2021

                                                                                      

O Diretor

Jorge Nunes

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo