Projeto 7ºF

Ao longo do ano letivo, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 7ºF foram desenvolvendo um projeto em Oficina + S@ber, onde procuraram trabalhar competências relacionadas com a empatia e o papel que a Escola tem na vida dos alunos. Neste sentido, criaram, na aula de Educação Tecnológica, recipientes de recolha de tampas, que espalharam pela escola, para incentivar o apoio à iniciativa já existente de solidariedade para com a Carminho. Criaram ainda um jogo ao qual se pode ter acesso através de um QRCode e que tem como objetivo trabalhar o Saber Estar na Escola. Aplicaram também um inquérito aos seus pares, cujos resultados analisaram na aula de Matemática, onde puderam perceber qual o papel que a Escola tem na vida destes e a forma como os alunos interagem entre si. Procurou-se, assim, consciencializar os alunos para o papel que cada um pode ter na vida escolar e a importância desta para a construção de um futuro melhor.

 

Festa Final do Agrupamento - Flores da Primavera

Após tempos longos de afastamento social, o Agrupamento voltou a reunir a Comunidade Escolar, no Campo de Jogos, no dia 09 de junho, durante a memorável festa de final do ano letivo- Flores da Primavera. O palco apresentou vários tipos de animação (dança, poesia, música, sorteios, entre outras), entre as 15h e as 21h.
Nas bancas/quermesses a Comunidade encontrou vários tipos de produtos (doces, salgados, frutas, legumes, artesanato, bebidas, entre outras), a maioria comparticipada pelos respetivos Encarregados de Educação.
O AEJICS
agradece a presença/colaboração de todos aqueles que tornaram esta Festa digna de registo

Concurso SPELLING BEE

É com enorme orgulho que o grupo de Inglês 330 concluiu a atividade Spelling Bee .

Todas as etapas foram concluídas com muito sucesso, empenho, dedicação e interesse por parte dos alunos das turmas do 3º ciclo e secundário.

Ao longo do ano decorreram a Fase 1-Ver filme Akeelah and the Bee e comentar o mesmo à luz de vários temas de cidadania e de competências linguísticas; Fase 2- Relembrar o alfabeto e fazer concurso intra- turma em sala de aula para apuramento de um vencedor e um suplente; Fase 3- concurso por ano escolar, no dia 1 junho 22, aberto à comunidade escolar. Temos verdadeiros especialistas a soletrar palavras em inglês! Foi uma experiência incrível!  Todos os alunos estão de Parabéns!

Concurso de Fotografia e Crachás

Os concursos de Fotografia e de Crachás realizaram-se no âmbito de uma proposta da Equipa Eco-Escolas inserida no tema da “Biodiversidade: preservar e regenerar”, que se encontra alinhado com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas. Esta proposta veio também marcar o dia Internacional da Biodiversidade, celebrado no passado domingo, 22 de maio.

Os nossos concorrentes, do concurso de fotografia, demonstraram, através de uma objetiva, a beleza da Biodiversidade que podemos contemplar no concelho de Sobral de Monte Agraço.

Os nossos participantes, do concurso de Crachás, mostraram-nos toda a sua criatividade e, de forma lúdica e artística, transportaram-nos para uma “viagem” de conhecimento à biodiversidade da nossa terra.

Muitos parabéns aos vencedores e o nosso agradecimento à participação de todos!

Um especial agradecimento ao Júri que contribuiu para a seleção dos premiados, nomeadamente, a Vereadora da Educação e a Representante do Departamento do Ambiente da Câmara de Sobral de Monte Agraço, o Conterrâneo e autodidata em fotografia, Fernando Tomaz e a Adjunta da Direção, professora Rita Parreiral.

 

A Equipa Eco-Escolas🌿🍀

Chama Acesa- Ubuntu

À semelhança de outros Agrupamentos espalhados por todo o país, o AEJICS manteve a “Chama Acesa” durante as 12 horas pela PAZ, celebradas no dia 16 de maio. Num espaço reservado no interior do edifício escolar, foi decorado um recanto acolhedor de convívio e partilha, entre os elementos da Equipa e a restante comunidade escolar, ponteado por momentos de poesia, música ambiente e muita alegria.  

Em estreita articulação com os Bombeiros e com o “Movimento Município pela Paz”, a Tocha foi conduzida, pela Vila, para a praça principal, junto ao Coreto, onde, em comunidade, foram dinamizadas algumas atuações, preparadas pelos Alunos Ubtuntus. 

Num ambiente intimista e de respeito pelo momento celebrado, foi apagada a chama às 21horas, à qual se seguiu uma caminhada preparada pela Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço.

A Revolução dos Cravos na Escola…

O 25 de abril de 1974 foi lembrado na nossa Escola com uma exposição que incluiu painéis informativos, trabalhos de alunos, livros e fotografias da época. No cineteatro foi proporcionada à comunidade escolar uma Aula Aberta com a presença de Fernando Cardeira, antifascista e desertor da guerra colonial.

Tratou-se de uma atividade promovida pelos Professores de História do 3º ciclo, em articulação com os professores de HGP do 2º Ciclo.

Concursos de fotografia-Eco-Escolas

 

CONCURSO DE FOTOGRAFIA 

22 de Maio – Dia Internacional da Biodiversidade 

O concurso de Fotografia BIODIVERSIDADE NO CONCELHO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO é organizado pela Equipa Eco-Escola e insere-se no tema da “Biodiversidade: preservar e regenerar”, que se encontra alinhado com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas. 

“Nunca houve uma necessidade tão urgente de reanimar ecossistemas danificados como agora. Os ecossistemas suportam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem os nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta – e a sua população.” 

 

O concurso tem como objetivos refletir e consciencializar a população em geral, sobre a importância da Biodiversidade, desenvolver a criatividade e a expressividade.  

Destina-se a a todos os interessados deste Agrupamento (alunos do 3º Ciclo e Secundário, professores, Assistentes Operacionais e Técnicos). 

Consulte, aqui, o regulamento do concurso:https://aejics.org/wp-content/uploads/2022/05/REGULAMENTO-CONCURSO-DE-FOTOGRAFIA-O-concurso-de-Fotografia-BIODIVERSIDADE.docx

Participe e increva-se aqui.

Posteriormente, as fotografias serão carregadas a partir de um link aqui colocado.

 

Link para a inscrição:

 
 

https://forms.office.com/Pages/DesignPage.aspx?fragment=FormId%3D9w-NSst2LUiSnM0Npho2g0RyuFhzL_5IkE0oJ22eyrpUNFkwVjA1UE45OE04U0JDOENYQ1Y1QjhFNy4u%26Token%3D3321ac1a13ad487c9888a1b639daf56b

 
 
 
Link para descarregar no padlet do blog Eco-Escolas:

SEMANA DA EMPATIA

Estes foram os trabalhos realizados pelas turmas 9ºC e 12ºD, no âmbito da Semana da Empatia, na disciplina de Português, que servem para sensibilizar a comunidade educativa para o problema da guerra não só na Ucrânia mas no mundo inteiro. Enfim, um momento de reflexão para todo o sofrimento causado à humanidade nos nossos dias.

 

https://padlet.com/lidiamfpinto/sw39y7ub7bqx0szr

https://padlet.com/lidiamfpinto/d4jgab2xuhdn38xc

ACADEMIA DIGITAL PARA PAIS-Projeto E-Redes, com o apoio da DGE e dinamizado pelo Agrupamento.

A equipa dinamizadora do Projeto,  foi constituída por duas professoras Elsa Gouveia e Helena Ribeiro e dois alunos do Curso Profissional de Informática de Gestão, Wilson Eleúterio e David Caseirito. 

A Equipa agradece a participação e empenho dos Pais e Encarregados de Educação nas sessões de formação.

A atividade foi dinamizada no período de 21 de março a 30 de março de 2022.

Visita de delegação dos Países Baixos ao Sobral de Monte Agraço


O AEJICS e o Município do Sobral de Monte Agraço receberam uma delegação dos Países Baixos no dia 24/3/22, com a finalidade de definir possibilidades de realização de projetos e intercâmbios escolares entre as partes. Os alunos do curso Técnico de Informação e Animação Turística (2ºE) acompanhados pelo sr. Diretor, Jorge Nunes e pelas professoras Márcia Baptista, Celina Costa, Elsa Gouveia e Helena Ribeiro do AEJICS deram as boas vindas ao diretor da escola Scalda, Arold Versluys, aos professores Marc Cardon e Helena M-Huisson e ao vice-presidente da câmara de Middelburg, Chris Dekker. Após um lanche convívio, os alunos fizeram um tour de apresentação da escola e, à qual sucedeu a deslocação para o centro da Vila do Sobral, onde deram a conhecer os monumentos mais importantes da praça principal. No programa constaram uma reunião na CMSMA e uma visita à SWR, empresa de consultadoria e comunicação profissional, sobretudo de equipamento eletrónico e de telecomunicações.

Ocorreram momentos de partilha de conhecimentos e de experiências muito produtivos, e foram desenvolvidas a competência linguística da Língua Inglesa.

Para fazer cumprir o objetivo da visita, no dia 25/3/2022 foi solenemente assinado um acordo de parceria entre as Câmaras Municipais do Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Middelburg, com outro entre o AEJICS, AEHN, ESCO, EP Agrícola F. Barros Leal e Scalda.

O AEJICS agradece o apoio e parcerias da CMSMA, Junta de Freguesia de Santo Quintino, SWR, e congratula o desempenho muito bem sucedido dos alunos envolvidos.

Internationalization@home

Palestra sobre nano partículas

Semana da Empatia- Projeto Ubuntu

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

No dia 27  de janeiro comemorou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Há 77 anos atrás dava-se a libertação do campo de Auschwitz e o mundo descobria os horrores do nazismo. A disciplina de História, em articulação com a disciplina de Cidadania e a Biblioteca Escolar, contando com a colaboração da Biblioteca Municipal, relembraram os chocantes acontecimentos da política nazi.

Os alunos puderam ver os seus trabalhos expostos, conhecer diversos filmes e livros sobre o tema, visionar alguns traillers de filmes, refletir e partilhar ideias.   Impõe-se atuar na prevenção do ódio e da segregação. Como disse Anne Frank, O “que aconteceu não pode ser desfeito, mas podemos impedir que volte a acontecer”.

No dia 27  de janeiro comemorou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Há 77 anos atrás dava-se a libertação do campo de Auschwitz e o mundo descobria os horrores do nazismo. A disciplina de História, em articulação com a disciplina de Cidadania e a Biblioteca Escolar, contando com a colaboração da Biblioteca Municipal, relembraram os chocantes acontecimentos da política nazi.

Os alunos puderam ver os seus trabalhos expostos, conhecer diversos filmes e livros sobre o tema, visionar alguns traillers de filmes, refletir e partilhar ideias.   Impõe-se atuar na prevenção do ódio e da segregação. Como disse Anne Frank, O “que aconteceu não pode ser desfeito, mas podemos impedir que volte a acontecer”.

Desporto Escolar- Atividade de Natal

Ubuntu

O AEJICS começou a 30 de novembro um Projeto ambicioso e desafiante. A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidária.

 

CAMPEÃ-Alíria Conceição

O Agrupamento com a Alíria no Coração.

Momento de chegada ao território nacional da nossa campeã, Alíria Conceição. 
Dia de Felicidade para os seus colegas de turma (8ºC) e para todo o Agrupamento.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Combate ao Bullying, dia 20 de outubro de 2021, os alunos do nosso agrupamento estiveram envolvidos na realização de cartazes de sensibilização. 

Como resultado deste trabalho, o Serviço de Psicologia e Orientação integrado no Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário mostra à comunidade, através de um vídeo, o trabalho realizado pelos alunos.  

Todos juntos podemos e devemos ajudar a construir uma escola melhor! 

Caminhada Solidária! Participe!

Alunos do ensino secundário que faltam às provas e exames da 1.ª fase por isolamento profilático ou doença ativa

Entrega dos diplomas do ano 2019-2020

No dia 29 de maio do ano corrente realizou-se a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos finalistas do nosso Agrupamento, respeitante ao ano letivo de 2019-2020, que por motivos da Pandemia não tinha sido ainda realizada na data apropriada para esse efeito.
Este evento, por motivos de saúde pública teve acesso restrito e não pode contar com os convidados que todos gostaríamos que tivessem presentes.
Contamos com a presença de professores, funcionários e 23 alunos que concluíram o 12.º ano de escolaridade, com a grande maioria dos alunos presentes já integrados no ensino superior, ou na vida ativa.
A iniciativa desenvolvida pela Associação de Estudantes do AEJICS, revelou-se de enorme significado para alunos, professores e funcionários.
A todos um bem hajam e votos de sucesso para todos eles.

 

O Diretor

Jorge Nunes

Ensino em Ação - ABRIL AZUL

DESPORTO ESCOLAR

Atividades e Resultados no Desporto Escolar.

Disponível no seguinte link:

https://padlet.com/anacarvalho84/m8dox1mr8ns0d7in

Festa Final do Agrupamento-Flores da Primavera

Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade

 

 

Os alunos do 9º ano assinalaram o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, celebrado a 21/05/2022, com a construção de vídeos com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa para o problema da obesidade e das doenças associadas a esta.  

Tratou-se de uma atividade promovida pelas docentes de Ciências Naturais do 9ºano, em articulação com as disciplinas de TIC, Educação Física e Matemática.  

 

Outros vídeos, no blog do PES. 

Diga Não à obesidade! Realize exercício físico e adote hábitos alimentares saudáveis. Pense nisso… 

A coordenadora da atividade, 

Patrícia Ferreira 

Concurso “Põe o Lixo no Lixo”

A disciplina de Cidadania, em articulação com Educação Visual, organizou para os alunos do 9º ano um concurso de cartazes de sensibilização “Põe o Lixo no Lixo”.  Os participantes estão todos de parabéns, com destaque para os premiados, Luana Caseirito (9º D), Pedro Dias (9º E),  Ana Américo e Martim Silvério (9º A).

Celebração Dia MUNDIAL da TERRA

No dia 22 de abril, a Escola Básica e Secundária comemorou o Dia Mundial da Terra, numa iniciativa do Projeto Eco -escolas em coordenação com a Dr.ª Leopoldina Moreira, Técnica de Saúde Ambiental da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul (USP ACES Oeste Sul). A abertura desta celebração realizada na Biblioteca da Escola, que contou com a presença da Sr.ª Vereadora da Educação, Dr.ª Carla Alves, iniciou-se com a apresentação das entidades presentes e com o discurso do Sr. Diretor do Agrupamento, Dr. Jorge Nunes, acerca da importância da celebração deste dia.

 Este dia, assinalado a partir de 1970, também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, pretende reconhecer a importância do Planeta e alertar todos os habitantes para a necessidade de preservar os recursos naturais. Neste sentido, a celebração foi constituída por quatro sessões de sensibilização destinadas aos alunos desta escola. Duas das sessões tiveram o tema “Proteção da Biodiversidade, Natureza e o Ambiente” e foram dinamizadas pelo Mestre Principal Luís Claro e pelo Cabo Engenheiro, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR. As outras duas sessões com o tema “Cuidar da Qualidade da Água”, foram dinamizadas pela Dr.ª Margarida Pereira da USP ACES Oeste Sul.

 Foram sessões muito interessantes e participadas, contando com cerca de duzentos alunos dos diferentes ciclos de escolaridade acompanhados pelos seus professores.

A Coordenadora da atividade, Maria Gabriel Pipa

UBUNTU

Entre os dias 04 e 08 de abril realizou-se no espaço da Junta de Freguesia do SMASQ, a Semana Ubuntu, com um grupo de cerca de 30 alunos do nosso Agrupamento, de várias turmas do 8º, 9º, 10º e 11º anos de escolaridade. O sucesso desta Semana abre caminho para a criação de um Clube que dará continuidade à filosofia e ao espírito “Ubuntu” de toda a Equipa/Alunos envolvidos.

UBUNTU

Decorre a semana UBUNTU, na Junta de Freguesia do SMASQ, com um sucesso e envolvimento que está a superar todas as expetativas.

Atividades realizadas pelas diversas disciplinas em articulação com o Eco-escolas, para a comemoração dos dias mundiais da Floresta e da Água.

Dia de São Valentim-Santa Casa da Misericórdia e Comunidade Vida e Paz

Foi com agrado que verificámos a alegria de quem recebeu os miminhos de S. Valentim feitos e oferecidos pelos alunos do AEJICS. Que bom!

Ucrânia- Ubuntu

Atividades do Projeto Anti-Corrupção

“Sai Prá Rua”

“Sai Prá Rua”

No dia 02 de dezembro, na Escola Básica Sobral de Monte Agraço e São Quintino, recebemos o projeto “Sai Prá Rua”. Este projeto é desenvolvido pelas terapeutas do CRI da APERCIM, com a colaboração das docentes de Educação Especial.

As atividades – “Sai Prá Rua” foram desenvolvidas com algumas turmas com alunos com Necessidades Específicas. Foi uma manhã bem divertida, com várias atividades ao ar livre onde proporcionaram uma experiência em grande para os nossos alunos!

Campanha Animais Felizes! 

A campanha de angariação de alimentos para o Canil Municipal e para a Associação para a Proteção aos Animais (APA), teve como objetivos sensibilizar os nossos alunos para o bem-estar animal e contribuir para uma cidadania ativa. 

A comunidade educativa respondeu prontamente mostrando a sua generosidade e consciência cívica, doando alimentos para os  animais que são abandonados e que, nestas instituições, esperam por uma família que os acolha. 

Eis o resultado da campanha:  

CÃES

 

 

Produto

Peso Kg

Quantidade

Saco

20

7

 

18

1

 

15

1

 

10

3

 

9

1

 

4

20

 

3

3

 

2

5

 

1,5

5

Latas

 

18

Sacos Biscoitos

 

5

Sacos

Granel

9

Total Quantidades

79

GATOS

 

 

 

Saco

4

1

 

3

2

 

2

4

 

750g

1

 

400g

3

 

350g

1

latas

400g

3

 

156g

6

 

100g

7

Pacote de Leite

 

1

Total Quantidades

29

 

 

 

Cidadania e Desenvolvimento

(Parceria com a Biblioteca  Escolar)

Projeto Anti-Corrupção

Cerimónia da Entrega dos Prémios Tágides 2021- Pessoas que nos inspiram no combate à Corrupção. Auditório da Fundação Champalimaud, com a participação dos Coordenadores do Projeto Anticorrupção nas Escolas.
“Libertem o meu país da Corrupção”. 

Projeto Anti-Corrupção

No dia 02 de dezembro o Agrupamento deu início ao Projeto, a decorrer ao longo de todo o ano letivo, “Anticorrupção em Ação”, com alunos do Ensino Secundário, no âmbito da disciplina de Sociologia (12º ano) e da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção. 
Este Projeto pretende, essencialmente, promover a igualdade, a justiça, o respeito e a integridade social na escola e na sociedade.

Reunião geral de professores sobre o PADDE

No dia, 19 de novembro de 2021, no cineateatro, realizou-se apresentação do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola-PADDE

Hastear da Bandeira-ECO-ESCOLAS

No dia, 16 de novembro de 2021, na escola sede, realizou-se o hastear da bandeira Eco-Escolas, com a  participação de vários elementos da Comunidade Educativa.

Pode ver a atividade na totalidade, no seguinte link 

https://ecoescolas-aejics6.webnode.com/ano-letivo-2021-22/

Caminhada Solidária

A comunidade Educativa em ação por uma causa que nos orgulha a todos.

Boa Sorte, Aliria nesta aventura à tua altura.

Dia Mundial dos Animais

Dia Mundial dos Animais

Comemora-se anualmente no mês de outubro o Dia dos Animais. Trata-se de uma forma de sensibilizar para o bem-estar animal e para a relevância que os animais têm na vida dos humanos e do planeta Terra. A nossa Escola, na área disciplinar de Cidadania, celebrou a data com uma exposição, palestras e lançamento de uma campanha de angariação de alimentos que se prolonga até final do mês de novembro.

DESPORTO ESCOLAR 2021/2022

Oferta Educativa 2021/2022

O teu vizinho...

Sou teu Vizinho…

Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento convidamos a Comunidade Vida e Paz a vir à escola com o seu projeto “Sou teu Vizinho”. Junto à Biblioteca estão em exposição os desenhos de José Alvarenga, um dos utentes da Comunidade, e a turma do 9º D participou numa tertúlia com este utente e representantes da instituição. José Alvarenga, que veio para Portugal como músico, partilhou histórias da sua vida e do seu país, cantou e tocou. Além de música, houve poesia num ambiente muito agradável e descontraído.

Projeto Anticorrupção

No dia 06 de junho, realizou-se, em Lisboa, a Cerimónia Final da Rede Escolas Anticorrupção 21-22, com representação da dinamizadora, Professora Ana Paula Rodrigues e da aluna Bruna Piedade (12ºD). O Nosso Agrupamento foi premiado, com selo de Ouro, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na Escola no presente ano letivo. Parabéns a todos os envolvidos

O Fluviário vai à Escola

Nos dias 16 e 17 de maio, o Agrupamento permitiu que os alunos de todos os níveis de ensino, interagissem e aprendessem mais sobre a importância da preservação dos ambientes fluviais, através da Atividade “O Fluviário Vai à escola”. 
Os alunos do JI e 1º Ciclo que se deslocaram à Escola Sede, puderam, ainda, observar e realizar experiências laboratoriais, organizadas pelo Clube da Ciência Viva.

Projeto Contra a Corrupção nas Escolas

Realizou-se a 20 de abril, no Cineteatro da Câmara Municipal, uma Aula Aberta, relativa ao Projeto Contra a Corrupção nas Escolas, ministrada pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC),  para alunos/professores do 12º Ano do Agrupamento, contando com a presença e colaboração dos representantes de Várias Entidades Externas. A Estação Televisiva CMTV esteve presente no Evento, passando este no referido canal entre o dia de hoje e o dia de amanhã (20 ou 21 de abril).

Inquérito aos Hábitos Desportivos da População Escolar Portuguesa – 2021/22 INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

UBUNTU Momento de apresentação e compromisso dos 30 elementos participantes nas atividades da Semana Ubuntu (04 a 08 de abril).

Teatro “Deixemos o Sexo em Paz” – 25 de março de 2022

O Projeto de Educação para a Saúde (PES) do nosso Agrupamento tem diversas atividades dirigidas à Comunidade Escolar que têm como objetivo trabalhar a saúde em diferentes vertentes: a física, a emocional e a mental. Uma dessas atividades – “Prevenção da Gravidez Precoce”, coordenada pela Professora Paula Mesquita é destinada a todas as turmas do 9º ano, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais e com a Equipa de Saúde Escolar (representada pela Enfermeira Liliana Silva). Na planificação desta atividade, a equipa PES teve conhecimento da existência da peça de teatro “Deixemos o Sexo em Paz” produzida pelo Teatro Maria Paulos. Depois de se tomar conhecimento do teor da peça, dos seus destinatários e de se verificar as críticas positivas, consideramos que as turmas de secundário também beneficiariam em assistir a esta peça de teatro, integrado na disciplina de português. Assim, convidamos o Teatro Maria Paulos a vir apresentar a sua peça aos nossos alunos de 9º ano e secundário, no dia 25 de março, no Cineteatro de Sobral de Monte Agraço. 

No decorrer da peça, foi notória a recetividade por parte dos alunos pelas reações que manifestaram. De um modo geral, os professores que acompanharam os alunos manifestaram junto das coordenadoras a sua grande satisfação pelo espetáculo. Uma das evidências disso foi uma mensagem enviada pela docente Lídia Pinto que exprime o seu agrado desta forma: “… é arte, o texto dramático, o tom oralizante, o monólogo, o aparte, os assuntos da atualidade, do interesse dos alunos…, enfim, só aspetos positivos enriquecedores para os alunos e para nós também.” 

Agradecemos à Companhia de Teatro pela sua interação com as coordenadoras, à Câmara Municipal de SMA pela cedência do espaço e recetividade das assistentes, aos Diretores de Turma e Professores acompanhantes que colaboraram na logística e aos alunos por terem manifestado um comportamento exemplar, elogiado pela atriz Maria Paulos.  

 

                                                                                                                             A Coordenadora da Atividade 

                                                                                                                                      Paula Mesquita                     A Coordenadora do PES 

 Cristina Silva 

UBUNTU Momento de apresentação e compromisso dos 30 elementos participantes nas atividades da Semana Ubuntu (04 a 08 de abril).

Projet Connect Yourself

Visita do Exército

Carnaval

São Valentim

Natal no AEJICS

Concurso Eco-Escolas- 2º prémio

Dia Int. da Eliminação da Violência contra as mulheres

ALUNOS +

Eis que é chegado o momento de vos congratular pelo empenho e pela atitude exemplares que tiveram, durante o ano letivo transato. Sois ALUNOS MAIS – 2020-2021.  Um exemplo a seguir por todos os vossos colegas da turma, um orgulho para todos os professores com quem aprenderam. PARABÉNS! CONTINUEM

CAMPANHA TAMPA AMIGA

Na passada semana, foi entregue à Carminho um total de 400 garrafões e 2 sacos de 100l de latas.

Este ano vamos continuar com o nosso projeto da Tampa Amiga, para além das tampas de plástico, vamos recolher também latas e caricas……damos assim continuidade à campanha de solidariedade com a Carminho, que ao longo do ano tem demonstrado uma grande evolução. Neste momento já se consegue colocar de pé , embora com a ajuda de terceiros…Vamos continuar a ajudar esta menina para que tenha possibilidade de evoluir… 

Os familiares agradecem toda a colaboração prestada.

Um bem-haja a todos!

Internationalization@home ESCALTA 2021

O AEJICS participou no projeto Internacional online com parceiros de Portugal, Holanda, Espanha e Áustria 🇵🇹 🇳🇱 🇪🇸🇦🇹. Foi uma excelente oportunidade para os nossos alunos aprenderem sobre outros países,  diferentes culturas e desenvolverem muitas competências. Venham os próximos projetos! 
Parabéns aos alunos do 2º ano do curso Téc. Comercial e do 3º ano Téc. Animação e Informação Turística pelo empenho.  

A correr ou a caminhar onde iremos chegar

O grupo de Educação Física lança um desafio aos seus alunos e a toda a comunidade educativa, para vencer o sedentarismo da pandemia e manter o exercício físico na sua rotina familiar.

 Numa visita de estudo virtual, a comitiva do AEJICS, arranca hoje dia 15 de fevereiro, rumo aos Jogos Olímpicos e com a colaboração de todos pretendemos chegar a Tóquio.

Vamos correr ou caminhar, sozinhos ou acompanhados, em casa ou ao ar livre e contabilizar quilómetros, dia após dia, semana após semana… para alcançarmos  a nossa Meta!!

Mantenham-se em segurança e cumpram todas as indicações da DGS e das medidas de cada estado de emergência.

Para mais informações clique na imagem:

Kit Tecnológico

No dia 12 de janeiro de 2021, o Diretor do Agrupamento iniciou a entrega do kit tecnológico aos alunos que beneficiam do escalão A, no ensino secundário.

Adiamento do 16º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

A realização do 16º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos estava agendado para 20 de março de 2020.  Contudo, foi inevitável o seu adiamento, em virtude das circunstâncias pandémicas que assolavam (e continuam a assolar) Portugal e o mundo!

Desde que este campeonato se iniciou, no longínquo ano letivo de 2004/2005, nunca tinha havido um interregno e, inesperadamente, nem se realizou no ano letivo passado, nem se realizará no corrente ano.

Por conseguinte, neste ano, não se fará a habitual seleção dos alunos do AEJICS, mas… em 2022, Aveiro contará com eles!

 Apesar deste contratempo, é fundamental que os nossos alunos não negligenciem o seu treino, para que, na próxima participação nacional, consigam manter o elevado nível, obtido em todas as finais que disputaram, nomeadamente um 1º lugar! Neste sentido, é nosso objetivo disponibilizar as regras e os tabuleiros dos jogos, para que possam praticar as jogadas e melhorar as estratégias. Tenhamos presente que o jogo matemático promove a concentração, mantém o cérebro ativo, agiliza o raciocínio e desenvolve a criação de soluções para problemas do dia-a-dia.

Se as condições sanitárias evoluírem positivamente, ainda é possível que, no terceiro período, se realize um campeonato interno para apurar o melhor jogador do nosso Agrupamento, em cada jogo a concurso: Semáforo, Gatos e Cães, Rastros, Produto, Dominório e Atari Go.

 

 Os Coordenadores dos Jogos Matemáticos

Alice Rocha, Ana Damião, Anabela Lourenço, Fernanda Rua e Rui Ferreira

 

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo