Em reconhecimento da honra e do mérito

170 alunos do Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral receberam, no passado dia 4 de novembro, os seus Diplomas de Quadro de Honra e de Mérito (2021/2022) numa cerimónia que decorreu pelas 20.30h no Pavilhão Multisserviços António Lopes Bogalho, gentilmente cedido para o efeito pela Autarquia.

Casa cheia (alunos, familiares, Diretores de Turma/professores, assistentes operacionais, representantes de entidades externas) para acompanhar estas crianças e jovens nesta ocasião que certamente constituirá mais um marco nas suas vidas, tanto mais significativo quanto mais esforço, dedicação, disciplina e empenho nos exigiu a todos em mais um ano letivo atípico, pautado por procedimentos de prevenção e segurança contra o vírus que continua a ameaçar a nossa segurança e saúde.

Através da instituição dos Quadros de Honra e de Mérito, reconhece-se a dedicação e esforço dos alunos que se destacaram quer pelo seu aproveitamento, quer pelas suas atitudes, quer ainda por ações meritórias desenvolvidas. Não visam somente premiar bons resultados, mas antes estimular o gosto pelo conhecimento e a vontade de se superarem e a promoção de valores como a solidariedade, o espírito de liderança, a cooperação/colaboração com os elementos da comunidade em que estão inseridos, dentro do Agrupamento ou fora dele.

Num breve discurso inaugural, em que intervieram a Sra. Vereadora da Educação, Dra. Carla Alves, e o Sr. Diretor do Agrupamento, Dr. Jorge Nunes, este último destacou ainda os 30 alunos que, dos 85 matriculados no 12º ano, obtiveram lugar no Quadro de Honra (35%). Acrescentou, em prol do trabalho desenvolvido neste Agrupamento e do sucesso daí resultante, que dos 64 alunos que se candidataram ao Ensino Superior Público, apenas 9 não foram colocados (alguns destes alunos externos), o que cumpriu uma taxa de ingresso no Ensino Superior público de 86%.

Foram ainda entregues os Diplomas de Mérito Desportivo aos alunos que se destacaram pelo seu desempenho em representação de todas as escolas do Oeste em provas regionais e nacionais do Desporto Escolar, o Diploma de Mérito que distinguiu o aluno Joel Mota pela sua intervenção cívica em prol da comunidade em ações de voluntariado e ajuda ao próximo, os Diplomas de Mérito aos alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, que se distinguiram pelo apoio ao longo do ano na manutenção do parque informático da escola e na promoção de ações de formação para pais, e os Diplomas de Mérito Académico aos alunos do 12º ano que terminaram a escolaridade obrigatória e se distinguiram por serem os melhores alunos ds seu Curso.

Motivos para nos orgulharmos do trabalho desenvolvido com e pelas nossas crianças e jovens, coadjuvados pelos assistentes operacionais (ou como bem assinalou a Dra. Carla Alves, vereadora da Educação, antes auxiliares educativos), pelas famílias e pelos parceiros que têm colaborado nesta missão, com especial destaque para a Autarquia.

Um agradecimento à equipa organizadora deste evento, da qual fizeram parte as professoras Graça Beirão, Helena Ribeiro e Paula Chambel, e aos alunos dos cursos Profissional de Técnico de Informação e Animação Turística (3º ano) e Profissional de Técnico de Informática de Gestão (3º ano), que colaboraram ativamente na preparação do espaço, na logística e no apoio direto durante a entrega dos diplomas.

A cerimónia foi ainda pontuada por breves momentos de animação: apresentação de duas canções e poemas, dinamizados por professores e alunos que integram o projeto UBUNTU, em curso no nosso Agrupamento, uma outra apresentação poética, por parte da aluna Inês Lopes, e duas exibições de dança, pelo grupo de dança do Desporto Escolar, orientado pela professora Fátima Mira.

Por fim, talvez não menos, uma citação, de Michel de Montaigne, que a apresentadora da cerimónia referiu no final da mesma e que poderá ser um lema para os que aqui tiveram lugar de destaque: “O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos mais sábios e melhores”.


Share by: