Neste ano tão significativo para a História de Portugal, que marca os 50 anos da Revolução dos Cravos, a nossa Escola não poderia deixar de lembrar esta data tão simbólica. Os docentes das disciplinas de História, HGP e Cidadania e Desenvolvimento promoveram exposições e diversas palestras, enquanto os alunos participaram com os seus trabalhos em diferentes projetos da DGE, no âmbito da temática, nomeadamente no Projeto do Estudo em Casa/“Meio Século de Democracia: Testemunhos e Memória Intergeracional” e no projeto do Clube Europeu.
Alunos dos diferentes ciclos de escolaridade puderam ouvir testemunhos daqueles que vivenciaram os acontecimentos, através de encontros na Escola, com diferentes figuras, como o autor de livros Francisco Cantanhede, o Oficial Miliciano Curvelo Garcia, o antigo preso político José Marcelino e ainda o músico Vítor Sarmento. Cada momento foi uma oportunidade valiosa para relembrar e valorizar os princípios democráticos que todos prezamos.
Que possamos continuar a cultivar os valores de liberdade, democracia, justiça social e igualdade de oportunidades, honrando o legado de liberdade e democracia que nos foi deixado e obtido com sacrifícios de muitos.
Viva a Liberdade com responsabilidade! Viva a Democracia!
Delegada do Grupo de História
Coordenadora de EECidadania