Escolas do Agrupamento

História do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral é uma unidade de gestão de tipologia vertical do Concelho de Sobral de Monte Agraço, cuja sede se situa na Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral. Foi homologado em 23 de Junho, de 2008, reúne a totalidade dos estabelecimentos de ensino do concelho, abrangendo todos os níveis de escolaridade, desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário, abarcando igualmente a Intervenção Precoce.

Atualmente existem dois estabelecimentos de Educação Pré-escolar – Jardim de Infância de Pêro Negro e Jardim de infância de Pontes de Monfalim; um de 1º Ciclo – Escola Básica de Pêro Negro; dois estabelecimentos de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo – Escola Básica de Sapataria (EBS) e Escola Básica de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino (EBSMASQ) e uma Escola Básica e Secundária – Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (escola-sede) em Sobral de Monte Agraço.


O Patrono

 Joaquim Inácio da Cruz Sobral, nascido em Lisboa a 14 de setembro de 1725, 1.º Senhor do Morgado de Sobral de Monte Agraço, foi um empresário português, de família que se enobreceu no século XVIII. Filho de João Francisco da Cruz e de Joana Maria de Sousa e irmão de António José da Cruz, José Francisco da Cruz Alagoa e Anselmo da Cruz Sobral. 

Foi um fidalgo da Casa Real de D. José I, membro do Conselho da Fazenda e Tesoureiro do Real Erário, a quem o Rei, por Carta de 18 de Abril de 1771, fez mercê do Senhorio Honorífico da Vila de Sobral de Monte Agraço; assim, Joaquim Inácio, havendo já comprado o Reguengo da dita Vila, em que estabeleceu um Morgado de 25.000 cruzados, do qual foi o 1.º Senhor, e que lhe foi confirmado para nomear os descendentes legítimos por Carta de 19 de Dezembro de 1776, acrescentou ao seu nome o apelido de Sobral com obrigação do mesmo apelido e Armas dadas à família, e responsabilizou-se por construir todas as estruturas que a Vila do Sobral de Monte Agraço não possuía ao tempo. 

Morreu sem geração e passou a Casa a seu irmão Anselmo José da Cruz, 2º senhor do Sobral. 

Share by: