Notícias do AEJICS


Resultados da Eleição da Mesa da Distrital no

âmbito do Projeto Parlamento dos Jovens

Os resultados da eleição:

Presidente da Mesa - Inês Lopes da Escola Secundaria Joaquim Inácio da Cruz Sobral

Vice-Presidente - Maria Sofia Neves do Colegio Santa Doroteia

Secretário - Domingos Serra da Escola Secundaria Rainha Dª Amélia

Suplente - Agnes Guedes da Escola Secundaria Alves Redol

Projeto Parlamento dos Jovens


Resultado da Eleição para Presidente da Mesa da Sessão Distrital


É com grande satisfação que partilhamos o resultado da eleição para o cargo de Presidente da Mesa da Sessão Distrital. Após um processo eleitoral transparente e participativo, temos o prazer de anunciar que a nossa deputada e candidata, Inês Lopes do 12.º D, foi eleita com Presidente da Mesa Distrital.

Parabenizamos a aluna, por esta conquista notável, e estamos confiantes de que ela representará os interesses e as aspirações dos jovens deputados do nosso distrito com dedicação e integridade.

Desejamos que esta eleição seja um marco inspirador, mostrando que aliando o potencial e a determinação é possível e desejável que os jovens se envolvam ativamente na democracia.


“Jean, John e João”

No passado dia 22 de fevereiro foram entregues, pelo Presidente da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço, Vereadora da Educação e Técnicas do CILT, alguns exemplares do Livro “Jean, John e João”, de Ricardo Henrique e André Letria, no qual um francês, um inglês e um português se encontram num livro que conta tudo sobre as Linhas de Torres, a Terceira Invasão Francesa e a origem de expressões como “ficar a ver navios” ou “ir para o maneta”.

Esta obra, já disponível na Biblioteca da Escola Sede (BE), poderá ser explorada, sobretudo no âmbito da disciplina de História, aquando da lecionação dos conteúdos relativos a estes temas, em turmas do 6º e do 8º ano de escolaridade.

Foram, ainda, entregues alguns jogos didáticos “Napolião Bonaparte- O Princípio do Fim”, disponíveis também na BE, para utilização didática e lúdica de todos os interessados.

Destacamos, enquanto Direção, a qualidade e a adequação desta obra e restantes materiais, que, com certeza, contribuirão para melhorar o conhecimento e a consciência dos nossos alunos/restantes utilizadores acerca da História (e seus curiosos pormenores) e cultura da nossa região.

Direção do AEJICS


Encontros com Autores


No passado dia 22 de fevereiro foram realizadas, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola da Escola Sede, as sessões de "Encontros com Autores", da responsabilidade da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço.

No contexto desta atividade, todas as turmas do 5º ano de escolaridade tiveram, ao longo do dia, a oportunidade de ouvir as histórias do conceituado escritor João Pedro Mésseder e conhecer a sua vasta obra, tendo-se destacado nestas sessões a exploração do conteúdo do " Romance do 25 de Abril", ilustrativo de um importante acontecimento da história mais recente do nosso país.

Mais um dia de partilhas intergeracionais e aprendizagens conceptuais, sociais e culturais, que enriquecem e humanizam todos os envolvidos.


Direção do AEJICS



“Carnaval 2024”

No passado dia 09 de fevereiro (sexta-feira), após o Corso Carnavalesco ter sido cancelado em espaço exterior, devido às condições climatéricas adversas, decorreram, em todas as Escolas do Agrupamento, pequenos desfiles, que envolveram todos os participantes (alunos, professores e assistentes) que nos quiseram presentear com os seus disfarces/máscaras, repletas de cores e apontamentos originais.

Na Escola Sede, toda a organização ficou a cargo da Associação de Estudantes, em articulação com a Direção.

Com as condições possíveis, a manhã foi de folia, alegria e brincadeira, valorizando-se a ideia de que “brincar é uma coisa muito séria”. 


Exposição Educação Tecnológica


No âmbito da disciplina de Educação Tecnológica foi realizada uma exposição, entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, com os trabalhos produzidos pelos alunos ao longo do 1º semestre.

Os alunos das turmas do 7ºA, 7ºC e 7º E, apresentaram à Comunidade Escolar belíssimos quadros que espelham a união da arte com a técnica e a criatividade.

As turmas do 8ºA, 8ºC e 8ºE demonstraram que, com o aproveitamento e a reciclagem dos desperdícios de papel se conseguem obter construções sólidas, resistentes e maravilhosas. Apenas é necessário adicionar uma mão cheia de imaginação.


Cecília Valdrez (ET)


Alunos Erasmus+ da Scalda, Países Baixos no Sobral de Monte Agraço

Ver notícia

Projeto ERASMUS ABROAD, Professores do AEJICS em  Shadowing em Middelburg e Goes

Ver notícia

Projeto ERASMUS ABROAD, Alunos do AEJICS em Middelburg e Goes

Ver notícia

“Estilos de Vida Saudáveis”

No passado dia 17 de janeiro, pelas 18horas, decorreu no Auditório CCA da Escola Sede, uma sessão de esclarecimento intitulada “Estilos de Vida Saudáveis”, destinada a todos os EE/Pais do Agrupamento. 

À semelhança do ano letivo anterior, esta atividade resultou de um trabalho contínuo, desenvolvido pela Coordenadora do PES (Projeto de Educação para a Saúde), Professora Cristina Silva, pela Enfermeira da Saúde Escolar, Liliana Veríssimo e pela Psicóloga do SPO (Serviço de Psicologia e Orientação), Ana Margarida Salgueiro. 

De uma forma bastante descontraída e aprazível, foram apresentados e explorados conhecimentos e dicas sobre hábitos e estilos de vida saudáveis, promotores da saúde e qualidade de vida dos nossos alunos e respetivas famílias. 

Numa sociedade de consumos, muitas vezes desenfreados e irrefletidos, que contrastam com inúmeras informações disponíveis (por vezes contraditórias, sobretudo na área da alimentação), estas sessões de esclarecimento, destinadas aos principais intervenientes na qualidade de vida dos seus educandos, revestem-se de primordial importância e pertinência, pelo que a direção continuará a apoiar todas estas iniciativas. 

  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Mensagem de Agradecimento do APLL- Associação Portuguesa de Linfomas e Leucemias


A APLL (Associação Portuguesa de Linfomas e Leucemias) expressa a sua profunda gratidão pela colaboração na campanha "Neste Natal pensei em ti" de 2023. Recebemos postais incrivelmente criativos, repletos de mensagens inspiradoras destinadas aos doentes e seus familiares. Estes preciosos postais foram distribuídos nos centros hospitalares, nos locais de atividades da APLL e em centros de acolhimento infantil. 

Alguns dos postais estiveram numa exposição no IPO Porto e apresentados em vídeo nas carruagens do Metro do Porto. Além disso, na edição de dezembro das "Notícias da APLL", é possível apreciar essas belas manifestações de solidariedade. 

Expressamos o nosso sincero agradecimento por mais um ano em que pudemos contar com a valiosa colaboração de todos vocês para iluminar o Natal e a época festiva de inúmeros doentes e familiares em todo o país. 

Desejamos os maiores sucessos escolares a todos os alunos, bem como um ano de 2024 repleto de saúde e prosperidade para toda a Comunidade do vosso Agrupamento Escolar.   Ver

Com os melhores cumprimentos, 

Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas 


Almoço de Natal 

No passado dia 19 de dezembro, realizou-se, na Quinta do Páteo, o almoço de Natal do AEJICS, no qual compareceram aproximadamente 100 professores/assistentes. 

Após o almoço, os presentes foram surpreendidos por algumas colegas, que apresentaram coreografias, músicas natalícias e, acima de tudo, um sorriso e uma disposição que a todos contagiou. 

Houve, ainda, tempo para homenagear o colega, já reformado, António Lourenço, com pequenos apontamentos demonstrativos do agradecimento dos presentes/ausentes pelo trabalho desenvolvido no Agrupamento. 

Em tempos de balanço e confraternização, a Direção do AEJICS, deseja a toda a Comunidade Educativa um Feliz Natal e um Próspero 2024.


Uma Manhã de Natal


"Quanta euforia e alegria 

E em grande correria, 

Ansiosos para a sala decorar, 

Aos professores se foram juntar! 

Após as mesas encher 

Com salgados e doces de pasmar 

Começaram logo a comer. 

Ganhar energia, para dançar e cantar. 

Que festa espetacular! 

Alunos e professores a socializar, 

A comer, a cantar ou a jogar 

E no palco, os talentos demonstrar!"


Graça Oliveira (docente do Grupo 300) 


Rastreio Visual- Clube da Ciência Viva 

O Clube da Ciência Vida organizou, nos dias 29 de 30 de novembro, um rastreio visual que envolveu todas as turmas do 5º ano (Ensino Básico), bem como algumas turmas do Ensino Secundário e Profissional (10A, B, C e D e 1E/F). O Rastreio realizou-se no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola e pretendeu detetar alterações oculares e identificar fatores de risco para determinadas condições e/ou patologias. 

A Direção o AEJICS 


Tráfico de Seres Humanos - 9º anos de escolaridade

De acordo com (https://www.oikos.pt/traficosereshumanos/trafico-de-seres-humanos/conceito-de-trafico-de-seres-humanos),"o Tráfico de Seres Humanos (TSH) é um crime contra a liberdade pessoal, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Envolve o recrutamento e a movimentação de pessoas entre fronteiras internacionais ou dentro de um mesmo país, com o objetivo de as sujeitar a diversos tipos de exploração. O recrutamento e a movimentação das vítimas são realizados com recurso à violência, engano ou abuso de situações de vulnerabilidade". 

No âmbito desta temática, foi, no passado dia 24 de novembro, apresentada aos 9º anos de escolaridade, uma sessão de esclarecimento, no Cineteatro do SMA, integrada no Plano de Ação da Câmara Municipal. A sessão informou toda a plateia, sensibilizando-a para uma problemática cujas estatísticas indicam estar a tornar-se cada vez mais expressiva e preocupante, essencialmente entre crianças e jovens.

Foram, ainda, abordados os cuidados a ter, por parte de todos os utilizadores das Redes Sociais/Internet, com o objetivo de prevenir riscos inerentes às práticas de TSH. 

A Direção o AEJICS 


Hastear da Bandeira e Dia Nacional do Mar

No passado dia 16 de novembro decorreu a cerimónia do hastear da bandeira (Projeto EcoEscolas) na Escola Sede do AEJICS. Antes da cerimónia, foram apresentadas, a todas as turmas, à mesma hora, três curtas-metragens sobre os Oceanos, a sua importância nos ecossistemas e os seus impactos, como forma de assinalar o “Dia Nacional do Mar”, decretado pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (constam em anexo). 

Para além do hastear da bandeira, a cerimónia foi marcada pela presença dos alunos do Clube Ubuntu que, de forma colaborativa, recitaram poemas temáticos (alguns da autoria dos próprios), cantaram e tocaram algumas músicas que animaram a vasta plateia. 

Destaca-se, ainda, a inauguração do bebedouro comunitário, por parte do Senhor Diretor, professor Jorge Nunes, bem como a entrega simbólica de uma garrafa reutilizável a cada um dos Delegados das diferentes turmas. 

Esta iniciativa, realizada com a colaboração do Município do Sobral de Monte Agraço, irá permitir reduzir, de forma significativa, o consumo de plástico na Comunidade Escolar, uma vez que a entrega dos recipientes se estendeu a todos os alunos, docentes e não docentes da Escola Sede. 

Na manhã do dia 16, foi ainda possível apresentar às turmas B e D do 5º ano a sessão de inauguração da exposição itinerante, presente na nossa Escola, relativa à “água e peixes nativos”, em colaboração com a Câmara Municipal do SMA e Águas do Tejo Atlântico, que decorreu no Auditório Caixa de Crédito Agrícola. 

A Direção do AEJICS


Mobilidade de professores da Áustria em jobshadowing


No âmbito da mobilidade de Job Shadowing, ao abrigo do Programa Erasmus +, o Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (AEJICS) recebeu neste mês de novembro três professores oriundos do Instituto de Turismo e Gestão Hoteleira de Klessheim, em Salzburgo, na Áustria. A visita deu seguimento à parceria estabelecida entre as duas instituições de ensino e teve a duração de quatro dias, permitindo aos três docentes assistir a aulas de diversas disciplinas do ensino regular e profissional, conhecer como se organiza o nosso Agrupamento e os estágios profissionais, visitar as instalações de Educação Física, almoçar no refeitório, entre outras atividades. Foi igualmente possível observar as boas práticas de inclusão implementadas no AEJICS e visitar o centro histórico de Sobral de Monte Agraço, o Forte Grande de Alqueidão, o Centro de interpretação das Linhas de Torres e a Igreja de Nossa Senhora da Vida. 

Em complemento, decorreram diversas visitas em interação com o meio envolvente, na área da Hotelaria e sustentabilidade (Dolce Campo Real, Areias do Seixo), enoturismo (Adega Mãe), restauração e visita a praias de Santa Cruz, espreitando as potencialidades do turismo ligado a desportos do mar.

Esta mobilidade contribuiu para aproximar ainda mais as duas instituições, numa proveitosa troca de experiências e de conhecimentos. A Equipa Erasmus + do AEJICS agradece a disponibilidade do Sr. Diretor, alunos do ensino profissional, Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço (visita guiada), comunidade escolar e empresarial na receção aos professores visitantes, a quem foi assim possível proporcionar uns dias de partilha tão agradáveis.


“A Terra Treme 2023”

No dia 14 de novembro, às 11h14 minutos, realizou-se no AEJICS o exercício público de sensibilização “A Terra Trema”, organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Uma vez mais, toda a Comunidade Educativa teve a oportunidade de relembrar que os 3 gestos - BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR - são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

A Direção do AEJICS


“Isto é Psicológico”


No passado dia 09 de novembro as turmas inscritas do 3º Ciclo tiveram oportunidade, juntamente com os professores destacados, de assistir à sessão “Isto é Psicológico”, incluída no Plano de Ação Municipal (Semana Municipal da Igualdade), promovida pela Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço. 

A sessão foi apresentada por João Paulo Sousa (apresentador de televisão, ator e locutor de rádio) e abordou, de forma cómica e bastante descontraída, assuntos relacionados com a saúde mental, atualmente de enorme relevância e pertinência. 

No final, ainda houve tempo para uma interação mais direta com alguns alunos e uma sessão de fotografias com todos os interessados. 

Destaca-se a importância da abordagem deste tema e a simpatia do apresentador que a todos contagiou. 

 A Direção do AEJIS



Semana Europeia da Mobilidade- O ciclismo vai à escola


Halloween


Sobre o Halloween, consta nas referências bibliográficas consultadas, que em 1845 a tradição viajou da Irlanda para a América do Norte, na sequência da “Grande Fome” irlandesa. Nessa altura terá surgido a tradição moderna de trick-or-treat (doce ou travessura), exportada posteriormente para vários países. Em Portugal já existia, há vários séculos, o "pedido de pão por Deus", que ainda persiste em zonas mais rurais do nosso país. Grupos de crianças saem à rua no dia 1 de novembro e vão bater às portas e pedir bolos e dinheiro. Um costume que está relacionado com a tradição popular portuguesa de dar bolos secos a quem ajudou nas colheitas. 

O AEJICS comemorou esta data, com muita dedicação e originalidade (da parte dos professores e alunos intervenientes), decorando o espaço interior e exterior da nossa Escola com motivos assombrosamente divertidos.


Internationalisation: AEJIC & SCALDA


No seguimento do protocolo da CM Sobral de Monte Agraço, CM Torres Vedras e CM de Middelburg, dos Países Baixos, no dia 16 outubro 2023, decorreu na CMTV uma reunião com as várias escolas/agrupamentos parceiros e representantes das Câmaras Municipais, que contou com a presença de elementos da direção do AEJICS e da sua Equipa de Internacionalização. 

Com o objetivo de delinear projetos e analisar as possibilidades para desenvolver a internacionalização do AEJICS e do concelho, no dia 17 outubro, o AEJICS, nas pessoas do seu Diretor, Jorge Nunes, da Coordenadora dos Cursos Profissionais e Adjunta da Direção, Elsa Gouveia, de Márcia Baptista, Celina Costa e Vanda Leitão, da Equipa Erasmus+, bem como da Subdiretora, Céu Ferreira, e das Adjuntas da Direção, Anabela Lourenço e Rita Parreiral e, por parte da CMSMA, Vereadora Carla Alves, receberam a delegação de Middelburg: Veronique van der Rijt (Diretora da Escola Profissional Scalda),  Willemien Treurniet (Vereadora da Câmara de Middelburg), Florence Marchand (Coordenadora da Internationacionalização da Scalda), Nina Lukasse, Angelique de John e Helena Huisson (Coordenadoras da Internacionalização de Scalda, Middelburg e Terneuzen). 

Nesta atividade estiveram envolvidas ainda 2 alunas do Curso Profissional Técnico de Comercial do 2.ºD e 2 alunas do 11.ºC , cuja colaboração foi preciosa.


"No passado dia 29 de setembro (sexta-feira), foi realizada, no Campo de Jogos da Escola Sede do AEJICS, a festa de celebração do início do ano letivo 23/24, intitulada “Festa das Vindimas” que pretendeu reunir toda a Comunidade Educativa do Agrupamento, bem como todas as Entidades colaboradoras e restantes convidados. 

As cerca de 35 bancas atribuídas às turmas (Jardim de Infância ao Ensino Secundário/Profissional), aos grupos disciplinares e aos projetos participantes, foram complementadas pela oferta gastronómica, organizada pela Equipa da Comissão/Direção do Agrupamento, da qual se destaca a procura e a qualidade da típica sandes de “porco no espeto”. 

Foram convidados a participar e a animar este evento, de forma totalmente voluntária, vários grupos locais que nos proporcionaram momentos de música, dança e animação diversa, destacando-se os participantes no Concurso “Casal das Vindimas”. 

Nesse mesmo dia comemorou-se, em recinto aberto, o “Dia Europeu do Desporto Escolar na Escola”, cujas atividades, organizadas pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, com a supervisão e colaboração dos professores de Educação Física, ofereceram aos presentes a oportunidade de conhecer e experimentar diferentes modalidades desportivas.

Foi realizada, igualmente nesta tarde, a entrega dos Diplomas de Quadro de Honra e Mérito, aos alunos que se destacaram pela positiva, pelos seus resultados escolares e/ou desportivos e pelo seu comportamentos/atitudes, no ano letivo 22/23. 

Direção do Agrupamento agradece a todos os elementos da Equipa da Comissão de Festas (professores e alunos), a todos os patrocinadores e colaboradores, a todos os alunos, docentes/não docentes e Encarregados de Educação que, de forma entusiástica e colaborativa, contribuíram, das mais diversas formas, para o sucesso deste evento comemorativo do início do ano letivo."


"No passado dia 07 de setembro ocorreram, no Cine Teatro do Sobral de Monte Agraço, as Jornadas Pedagógicas AEJICS-2023 “Juntos a Pensar no Digital”, entre as 10horas e as 17horas, destinadas a todos os docentes que lecionam no Agrupamento no atual ano letivo (23/24), enquanto Ação de Curta Duração, recentemente aprovada pelo Centro de Formação Pêro de Alenquer.

Da parte da manhã foi, essencialmente, abordado o Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas, o Projeto Piloto dos Manuais Digitais (iniciado no anterior ano letivo), bem como a utilização das Aplicações/Ferramentas adotadas no Agrupamento e as questões do Suporte Digital prestado na direção. Antes do almoço, apresentaram-se, ainda, os principais pilares dos Projetos Europeus- eTwinning.

Da parte da tarde foi feita a disseminação do Projeto Erasmus +2022/23 (Job Shadowing e Cursos), por parte dos professores e alunos que participaram, em contexto de formação, em diferentes países da Europa. A Sessão de Encerramento ficou marcada pelas palavras de agradecimento e incentivo da Senhora Vereadora da Educação, professora Carla Alves, relativamente a todos os Projetos apresentados e à importância da sua continuidade, tendo em vista a melhoria da qualidade do Ensino prestado aos alunos do nosso Concelho.  

A Direção do AEJICS"


“No dia 14 de setembro do presente ano letivo, decorreu no AEJICS a apresentação dos Diretores de Turma e respetivos Secretários a todos os Encarregados de Educação e alunos inscritos nas turmas da Escola Sede do Agrupamento (2º, 3º ciclos, secundário e profissionais). 

No caso das turmas do 5º ano, da turma D do 7º ano (nova turma do Projeto dos Manuais Digitais) e da nova turma do CEF (Curso de Educação e Formação, nível II), os alunos foram acompanhados, pelos respetivos professores secretários da DT, para a Sala atribuída ao “Clube da Ciência Viva”, onde puderam realizar várias experiências científicas e interativas (incluindo as de Robótica). 

No caso dos alunos do 5º ano (novos na Escola Sede), foram recebidos, também, por alunos mais velhos e professores do “Clube Ubuntu”, com o objetivo de “apadrinharem” os novos alunos e facilitar a sua inserção da Escola Sede, tanto nos aspetos mais burocráticos, como nos mais pessoais. 

A equipa da direção agradece a colaboração de todos os envolvidos nesta receção. 

A  Direção do AEJICS” 


"No passado dia 06 de setembro decorreu, no Auditório da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço, pelas 10h30m, a Reunião Geral de Professores que permitiu apresentar as estruturas e as normas de funcionamento geral do Agrupamento a todos os docentes que vão lecionar no AEJICS no ano letivo 23/24.

A reunião foi seguida de um almoço convívio, oferecido pela Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço, a todos os Docentes e Assistentes (Técnicos e Operacionais) que se inscreveram nesta Atividade de início do ano letivo.

A receção, seguida de almoço, decorreu na Escola Básica de Pero Negro o que permitiu apresentar, a todos os presentes, as novas instalações e condições deste espaço privilegiado de ensino no nosso Concelho.

A direção do AEJICS agradece a presença e a colaboração de todos os representantes da Câmara Municipal (nomeadamente o Senhor Presidente e a Senhora Vereadora da Educação) e de todos os presentes (docentes e não docentes) neste espaço de convívio que marcou o recomeço do novo ano letivo (23/24).

A Direção do AEJICS"


Share by: