A “Semana das Linhas de Torres” na Escola: Uma Viagem ao Passado!

Na semana de 06 a 10 de maio, a nossa escola mergulhou na História com a “Semana das Linhas de Torres”, no âmbito do projeto interdisciplinar dos oitavos anos de escolaridade. Foi uma experiência inesquecível, repleta de atividades e descobertas!

Os trabalhos fantásticos dos alunos transportaram-nos para o tempo das invasões francesas e não faltaram as visitas ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT), onde os alunos puderam aprender mais sobre estas impressionantes fortificações.

O refeitório também entrou no espírito da época, servindo ementas especiais daquele período histórico.

E como falar das Linhas de Torres sem mencionar os bravos soldados? No recinto escolar, no dia 6, foi montado um acampamento de guerrilha com a presença imponente dos soldados da Companhia de Artilharia. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar oficinas onde desvendaram os mistérios da artilharia, viram o fardamento dos soldados e manusearam objetos militares da época, tudo graças à preciosa colaboração da Câmara Municipal do Sobral de Monte Agraço e à Associação de Cultura e Recreio 13 de setembro de 1913.

Os alunos do 8.º ano desfrutaram ainda de uma caminhada histórica entre a Escola e o Forte de Alqueidão. Durante o percurso, houve paragens para momentos de recriação histórica ensaiados por professores e alunos, numa adaptação criativa do livro "Jean, John e João", onde os alunos vestiram alguns trajes da época, disponibilizados pelo CILT e/ou adaptados com a colaboração de encarregados de educação e de professores.

Lembrou-se não só as invasões e as Linhas de Torres, mas também o sofrimento das populações que, tal como os refugiados dos nossos dias, enfrentaram enormes dificuldades em busca de segurança. Estas histórias de coragem e determinação ecoam até hoje, lembrando-nos dos desafios que muitos ainda enfrentam.

A “Semana das Linhas de Torres” foi um sucesso, uma viagem educativa e divertida ao passado, que deixou todos com uma maior compreensão e respeito pela nossa História. Iniciativas como esta são fundamentais não só para trabalhar a História e o património local, mas também para promover os valores fundamentais dos direitos humanos. Ao recordar e refletir sobre o passado, aprendemos a valorizar a paz, a solidariedade e a justiça, que são essenciais para construirmos um futuro melhor. Que venham mais semanas como esta!


Coordenadora da Flexibilidade Curricular

Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania

Share by: