PADDE

Desenvolvimento Digital da Escola: desafios e oportunidades

Envolvimento Profissional

Comunicação institucional

Colaboração profissional

Competências digitais

Competências específicas na área do conhecimento

Recursos digitais

Competências Pedagógicas

Ensino e aprendizagem

Aprendizagem colaborativa

Estratégias de avaliação

Análise de evidências

Feedback e planificação

Competências dos Aprendentes

 Acessibilidade e inclusão

Competências transversais

Competências especificas na área do conhecimento

Uso responsável


Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)

O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) teve por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg.

Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidem nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança

A elaboração deste Plano teve em conta diversas etapas, desde:

– recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico

– análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados

– elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital

– implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática
– monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano

A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital considera que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação tem um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, foram definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

Desenvolvimento Digital das Escolas

O novo enquadramento institucional em matéria de transformação digital, trazido pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/ 2020, de 21 de abril, prevê a integração transversal das tecnologias nas diferentes áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, visando a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens e a inovação e desenvolvimento do sistema educativo, dotando as crianças e jovens das competências digitais necessárias à sua plena realização pessoal e profissional, bem como a igualdade de oportunidades no acesso a equipamentos e recursos educativos digitais de qualidade e o investimento nas competências digitais dos professores.

Neste contexto, o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, levando a Escola a refletir e a definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital, integrando-o de forma holística na sua organização.

A SELFIE é uma ferramenta de diagnose gratuita concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação.

No Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, a SELFIE foi aplicada no período de 19 de abril a 03 de maio de 2021.

A partir de uma reflexão interna, envolvendo os vários intervenientes, as escolas consideraram diferentes dimensões e definiram a sua própria estratégia global de desenvolvimento digital, contruindo e implementando o seu Plano de Ação de Desenvolvimento Digital, o qual conta com 3 dimensões:


Dimensão Organizacional

Liderança; trabalho colaborativo; desenvolvimento profissional e continuo dos recursos humanos da escola


Dimensão Pedagógica

Desenvolvimento curricular e avaliação; práticas pedagógicas; utilização de recursos educativos digitais


Dimensão Tecnológica e Digital

Infraestrutura, equipamentos e acesso à Internet; plataformas digitais


Desenvolvido em ambiente formativo, o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas constitui-se como um instrumento de reflexão e mudança de práticas nas organizações educativas e como um referencial estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido nas escolas, na área do digital. Integrar o digital nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas práticas de aprendizagem dos alunos e no exercício da cidadania, deverá ser uma realidade em todas as escolas, garantindo uma maior igualdade e inclusão dos cidadãos e capacitando-os para que estejam aptos a utilizar as tecnologias e as infraestruturas digitais, com confiança e segurança.

Share by: