No átrio da Escola Sede do Agrupamento, está patente uma Exposição sobre o Projeto " Peixes Nativos" desenvolvido pelas Águas do Tejo Atlântico e pelo ISPA (Instituto de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), integrada no Programa de educação ambiental da Autarquia, para celebração do Dia Nacional da Água.

Esta exposição permite-nos compreender o contributo do Projeto " Peixes Nativos" para a preservação dos ecossistemas fluviais e da sua biodiversidade e dá-nos a conhecer a ictiofauna nativa dos rios da região Oeste.

Com efeito, na região Oeste, existem espécies de nativas (ou autóctones) de peixes de água doce muito especiais, que não existem em nenhum outro local do Planeta, para além de Portugal e Espanha (espécies endémicas) e que por vários fatores (poluição, proliferação de espécies exóticas, escassez de água, destruição de habitats, pesca, entre outros), encontram-se em perigo de extinção, como são os casos do Escalo-do-sul, Boga Portuguesa e Ruivaco do Oeste. Por curiosidade, esta última espécie existe apenas em três rios da região Oeste (Sizandro, Alcabrichel e Safarujo).

Share by: