Central Tejo –– MACastelo de S. Jorge –– Auto da Barca do Inferno
No dia 26 de janeiro de 2024, os alunos das turmas de 9º ano da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral, dirigiram-se a Lisboa, para uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de Português, Educação Visual, Físico-Química, Francês, Inglês, Matemática, História, Ciências Naturais e Geografia. Com o objetivo de aliar o aspeto lúdico ao trabalho e aos conteúdos programáticos das disciplinas envolvidas, além de promover a autonomia e o sentido crítico, os alunos fizeram uma visita guiada ao Circuito da Central Elétrica na Central Tejo, terminando com algumas experiências relacionadas com a energia. Em seguida, exploraram a exposição Plug In, da artista Joana de Vasconcelos, no MAAT, onde tiveram a oportunidade de assistir a um momento de dança meditativa com a própria artista.
Depois da merecida pausa para almoço, era tempo de regressar aos autocarros para a segunda parte da visita – assistir à representação teatral da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, no Castelo de S. Jorge, espaço emblemático da nossa capital. Representada ao ar livre, a peça de teatro pautou-se pelo dinamismo e boa disposição.
O dia culminou num fantástico final de tarde, onde não faltaram as danças e a diversão. Momentos dinâmicos, de aprendizagem e de boa disposição preencheram o dia, numa experiência que, esperamos, tenha sido inesquecível.